
Uma alimentação nutritiva é sempre vital para que o organismo funcione melhor. A boa nutrição é ainda mais importante para as pessoas que estão em tratamento de câncer. Quem come melhor tem mais capacidade de vencer os efeitos colaterais e de enfrentar, com êxito, as sessões de quimioterapia.
Uma alimentação saudável vai ajudar você a manter a disposição, evitando a degeneração dos tecidos do corpo e ajudando a reconstruir aqueles que a quimioterapia possa ter prejudicado.
Quando não se ingere a quantidade suficiente ou o tipo correto de alimento, o corpo utiliza os nutrientes que tem armazenado para servirem de fonte de energia. O resultado é que as defesas naturais se enfraquecem e o corpo não consegue combater as infecções.
Nenhum alimento ou grupo de alimentos contém todos os nutrientes necessários. Uma boa regra é ingerir diferentes tipos todos os dias. Para manter seu organismo forte, a alimentação deve conter porções diárias de verduras e legumes, carboidrato e proteínas animal e vegetal.
COMO SE ALIMENTAR COM OS EFEITOS COLATERAIS
Quando se está em tratamento contra o câncer, o importante é não perder peso. Mais do que nunca, o corpo pede calorias saudáveis para aumentar a imunidade e ter energia de sobra para enfrentar os desafios.
A alimentação defasada pode refletir no seu organismo e, consequentemente, nos exames de sangue pré-quimio. Por isso, capriche na sua alimentação e descubra novas possibilidades de combinar os alimentos.
Aftas ou feridas na boca
Selecione alimentos macios, preparações pastosas, como purê de batata e de mandioquinha, e consuma em temperatura ambiente ou morna. Evite alimentos muito quentes ou gelados, condimentos fortes (pimenta, catchup, mostarda, molho inglês, etc.) e diminua o sal nas receitas.
O sorvete pode ser um saboroso anestésico, além de aliviar o gosto da quimioterapia que pode ficar na boca após as sessões. Os de preferência de frutas, são bem-vindos. Beber bastante líquido pode minimizar estes efeitos.
Escove os dentes sempre após as refeições e utilize uma escova com cerdas macias. Fale com o seu médico antes de realizar tratamentos dentários. Na presença de qualquer alteração na sua boca, fale com um enfermeiro ou seu médico.
Boca seca
A boca seca é um sintoma desagradável, porque muda o gosto dos alimentos e dificulta a mastigação. Você sabia que o sorvete pode ser um bom aliado na luta contra os efeitos colaterais? Acrescente molhos e caldos nas preparações dos alimentos, assim eles ficam mais umedecidos.