Colágeno é uma proteína constituída por sequências repetitivas de aminoácidos, entre os quais, destacam-se a glicina, prolina, lisina, hidroxilisina, hidroxiprolina e alanina. A proteína é encontrada principalmente nos tecidos conjuntivos, é responsável pela integridade dos tecidos, dos ossos, das cartilagens, da pele e estrutura de vasos sanguíneos, correspondendo a cerca de 30% da proteína total e a 6% em peso do corpo humano.
Cada molécula de colágeno consiste em uma forma de bastão pequena e rígida a partir do entrelaçamento em tríplice hélice de cadeias polipeptídicas denominadas de cadeias alfa. E, por isso, sua estrutura proteica contempla as propriedades físicas e biológicas das células e dos tecidos, que inclui rigidez, solidez e estabilidade.
Frente a isso, é crescente o espaço e a atenção que se têm dado aos variados benefícios dessa proteína estrutural, principalmente na sua forma hidrolisada. Nesse cenário, as principais áreas de destaque do colágeno foram a estética e esportiva, principalmente, devido à sua atividade reparadora dos tecidos cutâneos. Ademais, a proteína apresenta baixo índice de alergenicidade, o que permite seu consumo por diversos públicos.
Em contrapartida, com o passar dos anos, diversas alterações no metabolismo do colágeno ocorrem, gradualmente, tendo em vista que sua produção é diminuída, de tal modo que pode afetar a espessura da pele, estrutura capilar e as suas propriedades viscoelásticas, tornando mais suscetível o aparecimento das rugas e da rigidez muscular.
Todavia tem sido demonstrado que o consumo regular de peptídeos de colágeno hidrolisado pode prevenir e atuar como coadjuvante em diversas desordens, entre elas, a prevenção da perda óssea relacionada com a idade.
Também, observa-se que a suplementação diária em doses adequadas de peptídeos de colágeno hidrolisado auxilia de forma significativa na melhora do ressecamento da pele e das linhas de expressões, como marcas de fotoenvelhecimento.
Contudo é válido salientar que cabe ao profissional da saúde avaliar a necessidade da suplementação da proteína e sua quantidade, objetivando melhora nos parâmetros de saúde e na qualidade de vida ao indivíduo.
GUERREIRO, L. M. G.; REIS, B. Z.; NETTO, R. S. M. Estratégias nutricionais para prevenção de lesões musculares e articulares. In: PASCHOAL, V.; NAVES, A. . São Paulo: Roca, 2015.Cap. 20.
LEE, C. H.; SINGLA, A.; LEE, Y. Biomedical applications of collagen. Int J Pharm., Amsterdam, v. 221, n. 1-2, p.1-22, 2001.
PRESTES, R. C. et al. Caracterização da fibra de colágeno, gelatina e colágeno hidrolisado. Revista Brasileira de Produtos Agroindustriais, Campina Grande, v. 15, n. 4, 2013.
SCHWARTZ, S. R.; PARK, J. Ingestion of BioCell Collagen(®), a novel hydrolyzed chicken sternal cartilage extract; enhanced blood microcirculation and reduced facial aging signs. ., Auckland, v. 7, p. 267-273, p. 1-18, 2012. SILVA, T. F.; PENNA, A. L. B. Colágeno: Características químicas e propriedades funcionais. Rev. Inst. Adolfo Lutz, São Paulo, v. 71, n. 3, p. 530-539, 2012.
TAKEDA, S. et al. Hydrolyzed collagen intake increases bone mass of growing rats trained with running exercise. J Int Soc Sports Nutr., Woodland Park, v. 10, n. 1, p. 1-18, 2013.
VARGAS, D. M.; AUDÍ, L.; CARRASCOSA, A. Peptídeos derivados do colágeno: novos marcadores bioquímicos do metabolismo ósseo. ., São Paulo, v. 43, n. 4, p. 367-370, 1997.
AQUELE DESCONFORTO CHAMADO DIARREIA29/Mar/201929/03/19há 2 anos Sexta-feira, 29 de Março de 201929/03/2019A sequência de três evacuações ou mais, de fezes líquidas ou semi pastosas, é classificada como diarreia. Durante esse processo o organismo perde muitos eletrólitos (pincipalmente sódio e potássio) e líquidos, e ainda, faz com que bactérias patogênicas sobressaem causando um desequilíbrio na flora intestinal. Algumas......
IMPORTÂNCIA DA NUTRIÇÃO ENTERAL DOMICILIAR15/Ago/201615/08/16há 4 anos Segunda-feira, 15 de Agosto de 201615/08/2016Quando o paciente tem alta hospitalar mas continuará a utilizar a nutrição enteral em casa, muitos cuidados devem ser redobrados para garantir uma boa nutrição. A nutrição enteral, quando administrada......
PACIENTES EM PROCESSO DE CAQUEXIA30/Jan/201930/01/19há 2 anos Quarta-feira, 30 de Janeiro de 201930/01/2019A caquexia é definida como um grau excessivo/muito elevado de enfraquecimento ou emagrecimento, associado, principalmente a patologias como câncer, AIDS ou insuficiência cardíaca. Esse processo ocorre quando a ingestão de......