O termo desospitalização é utilizado para definir aqueles pacientes que são liberados da internação hospitalar, e que geralmente, recebem assistência multidisciplinar ambulatorial ou domiciliar. O objetivo é minimizar os efeitos indesejáveis ao paciente, como: vulnerabilidade a infecções hospitalares, exposição à propedêutica desnecessária e declínio do status funcional e cognitivo.
É recomendado que o processo de desospitalização seja construído desde o início da internação, envolvendo diferentes intervenções. Portanto, implementar e monitorar a terapia nutricional, inclusive a nutrição enteral, é fundamental para o sucesso do tratamento, uma vez que indivíduos desnutridos apresentam maior tempo de internação, mais complicações e maior mortalidade quando comparados a indivíduos eutróficos em ambiente hospitalar.
É necessário identificar e classificar a desnutrição hospitalar e, a partir dessa classificação, construir o plano de cuidados nutricionais. Assim, a terapia nutricional enteral (TNE) deve ser iniciada em pacientes em situações de risco nutricional ou existência de desnutrição.
O paciente e sua família e/ou cuidador precisam estar preparados para o momento do pós-alta, a fim de reduzir as chances de reinternação precoce. Os pacientes em uso de TNE devem receber uma atenção especial, pois serão exigidos novos cuidados que até então não faziam parte do ambiente doméstico. Logo, garantir um plano de cuidados nutricionais incorporado ao planejamento de alta hospitalar é imprescindível, pois o estado nutricional no momento da alta hospitalar influencia diretamente as complicações pós-alta.
Ginzburg Y et. Al (2018) observaram que 65% dos pacientes não aderiram às recomendações nutricionais no primeiro mês pós-alta hospitalar. Esse número aumenta para 74,4% no terceiro mês, sendo que apenas 14% tiveram adesão completa à terapia nutricional enteral três meses após a alta.
Assim, para uma maior adesão às orientações nutricionais, o plano de alta hospitalar nutricional planejada deve ser monitorado, supervisionado, e adaptado às necessidades do paciente. Deve-se ressaltar a importância em seguir as orientações nutricionais a fim de manter ou recuperar o estado nutricional.
NUTRITOTAL. O que é desospitalização bem sucedida e qual a sua relação com a nutrição? Equipe Nutritotal, São Paulo, 2019. Disponível em: <https://nutritotal.com.br/pro/o-que-e-desospitalizacao-bem-sucedida-e-qual-a-sua-relacao-com-a-nutricao/>. Acesso em: 10 jun. 2019.
Compartilhe!
Veja também
GLUTAMINA A FAVOR DO SISTEMA IMUNE27/Abr/202027/04/20há 9 meses Segunda-feira, 27 de Abril de 202027/04/2020A glutamina é o aminoácido livre mais abundante do organismo, sabe-se que muitos tecidos e células do organismo utilizam altas taxas de glutamina para exercer suas funções. Das funções da glutamina no organismo: • Atua como combustível primário para a proliferação celular, como as células da mucosa do intestino e do......
COCADA DE COLHER COM CAJU18/Mai/201818/05/18há 2 anos Sexta-feira, 18 de Maio de 201818/05/2018Receita com Nutren senior sem saborINGREDIENTES • 3 colheres (sopa) de coco seco ralado • 2 colheres (sopa) de suco de caju concentrado • 2 pedaços de canela em pau • 3 cravos-da-índia • 1 colher (sopa) de açúcar • 6......
Desde que há vida existem cuidados...30/Ago/201630/08/16há 4 anos Terça-feira, 30 de Agosto de 201630/08/2016Cuidar, tomar conta, é um ato de vida que tem como finalidade assegurar a manutenção e continuidade da existência. Ao nascer já precisamos de cuidados. Em algum momento da nossa existência, também seremos......