FALE CONOSCO
49 99122.9001
Central de Atendimento
(49) 3304 4757 . sac@nutrir-sc.com.br
Postado em 20 de Setembro de 2016 às 15h12

IMPORTÂNCIA DA TERAPIA NUTRICIONAL À DOMICILIO

SAÚDE (56)
  • Nutrir Nutrição Enteral e Suplementação -

Evidências mostram que a desnutrição energética protéica, principalmente quando relacionada à doença, leva ao aumento da morbimortalidade. E um dos impactos desfavoráveis refere – se ao comprometimento do estado geral do paciente¹. Por isso, uma alimentação saudável e nutricionalmente adequada auxilia no tratamento ao paciente enfermo e previne a desnutrição, tanto em âmbito hospitalar e domiciliar.

A atenção e os cuidados com a alimentação à domicilio, após a alta hospitalar, são fundamentais e proporciona benefícios ao paciente. Por isso, atualmente muito tem se falado a respeito de Terapia Nutricional Domiciliar (TND) no qual se refere a assistência nutricional e clínica ao paciente no domicilio, com o objetivo de recuperar ou manter a saúde, funcionalidade e comodidade do paciente ².

Em relação à Terapia Nutricional, as mais utilizadas a domicilio são através de suplementos nutricionais consumidos via oral ou dietas enterais administradas via sonda nasoenteral.
Os suplementos nutricionais são fornecidos com o intuito de completar ou complementar uma alimentação insuficiente ou inadequada. É uma bebida nutricionalmente balanceada, pois contêm proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e minerais são indicadas em casos de falta de apetite, perda de peso acentuada ou de acordo com a patologia.

A Terapia Nutricional Enteral, refere à continuação da administração de fórmulas enterais via sonda no ambiente domiciliar. É principalmente indicada aos pacientes que não conseguem atingir suas necessidades nutricionais somente pela via oral e utilizada em pacientes com distúrbios na deglutição, doenças neurológicas, câncer, desnutrição entre outros ³.

Na alta hospitalar, é indispensável à orientação de toda a equipe multidisciplinar para os cuidados do paciente a domicilio, inclusive orientações ao paciente e/ou responsáveis referente à administração e manuseio da terapia nutricional, de forma clara e simples. O nutricionista é o profissional apto a indicar ou sugerir a melhor via de terapia nutricional, além de, adequar à oferta alimentar as necessidades nutricionais do individuo e suas patologias.

Portanto, o cuidado da alimentação a domicilio é extremamente importante para a melhora do estado nutricional do paciente e conseqüentemente à prevenção da desnutrição, seja, através da alimentação via oral ou dietas enterais via sonda. Isso permite ao paciente maior autonomia, redução dos riscos de infecções, proporciona um ambiente familiar confortável e qualidade de vida ao paciente.

1. Rezende IFB, Oliveira VS, Kuwano EA, Leite APB, Rios I, Dórea YSS, et al. Prevalência da desnutrição hospitalar em pacientes internados em um
hospital filantrópico em Salvador (BA), Brasil. R. Ci. méd. biol. 2004 Jul./Dez, 3(2): 194-200.

2. Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral. Terapia Nutricional Domiciliar. Rev. Assoc. Med. Bras. 2012 Jul./Ago. 58(4):408-411.

3. Moreira SPL, Galvão NRL, Fortes RC, Zaban ALRS. Terapia de nutrição enteral domiciliar: principais implicações dessa modalidade terapêutica. Com. Ciencias Saúde. 2010 Out, 21(4): 309 – 318. 

Patrícia Dall'Agnol
Nutricionista

Especialista em Nutrição Humana: ênfase em Nutrição Coletiva

Especialista em Nutrição Clínica: Metabolismo, Prática e Terapia Nutricional

Veja também

A ALIMENTAÇÃO DURANTE A QUIMIOTERAPIA 09/07/18 Uma alimentação nutritiva é sempre vital para que o organismo funcione melhor. A boa nutrição é ainda mais importante para as pessoas que estão em tratamento de câncer. Quem come melhor tem mais capacidade de vencer os efeitos colaterais e de enfrentar, com êxito, as sessões de quimioterapia.  Uma alimentação saudável......
NUTRIÇÃO NA DOENÇA DE CROHN01/02 A doença de Crohn é uma patologia crônica, com característica inflamatória, que pode atingir qualquer parte de trato gastrointestinal, provocando principalmente dor abdominal, quadros diarreicos, porém, ocasionalmente......
MEU RIM FALHOU, E AGORA?30/01 A doença renal crônica (DRC) é uma lesão que ocorre de maneira lenta, progressiva e não pode ser reversível. Os rins são órgãos reguladores de homeostase corporal, que tem como função......

Voltar para BLOG