
As necessidades nutricionais na infância variam de acordo com idade, sexo, peso e estatura, e devem auxiliar positivamente no crescimento e desenvolvimento adequados e a manutenção de um bom estado de saúde.
O câncer traz consigo uma série de alterações na rotina da criança e da família, podendo ela enfrentar a perda de peso, a falta de apetite, a dificuldade de deglutição, o cansaço, que são provenientes da própria doença ou do tratamento (quimioterapia e radioterapia).
A desnutrição, pode ser uma dessas complicações a serem enfrentadas pela criança e sua família; junto com a desnutrição alguns outros agravantes como um maior risco de infecção, resposta ruim ao tratamento, maior toxicidade decorrente da quimioterapia e da radioterapia, dentre outras.
O principal objetivo da terapia nutricional em crianças em risco nutricional ou desnutridas submetidas ao tratamento oncológico é fornecer nutrientes a fim de suprir as funções vitais e assegurar a homeostase do organismo, e em consequência os efeitos adversos provenientes do tratamento (quimioterapia ou radioterapia) serão minimizados, de modo a garantir crescimento e desenvolvimento adequados com qualidade de vida.
Conheça a linha de produtos que podem auxiliar na manutenção da nutrição do seu filho!