Segundo as Diretrizes Mundiais da Organização Mundial de Gastroenterologia (WGO, 2011), probióticos são microrganismos vivos que quando consumidos em quantidades suficientes, devem produzir efeitos benéficos à saúde e ao bem estar do ser humano; além dos efeitos nutricionais habituais que beneficiam o hospedeiro por meio da melhoria no equilíbrio da microbiota intestinal.
A influência benéfica dos probióticos sobre a microbiota intestinal se deve ao aumento da resistência contra patógenos, reforçando os mecanismos naturais de defesa.
A microbiota intestinal saudável é definida como aquela que conserva e promove o bem-estar e a ausência de doenças, especialmente, do trato gastrointestinal. Ela forma uma barreira contra os microrganismos invasores, potencializando os mecanismos de defesa do hospedeiro contra os patógenos, melhorando a imunidade intestinal.
Existem ainda outras funções metabólicas e nutricionais, incluindo: a formação de vários nutrientes que são disponíveis para a absorção, contribuindo assim para o suprimento de vitaminas como a vitamina K, B12, tiamina e riboflavina.
Para ser considerado um probiótico, o produto deve conter as seguintes características: 1. Ser de natureza humana. 2. Ser eficaz e seguro. 3. Ser resistente ao ácido e à bile. 4. Aderir ao epitélio intestinal para uma maior interação com o sistema imunológico. 5. Ter potencial para colonizar o trato gastrointestinal. 6. Exercer atividade nutricional a aintimicrobiana.
Outro detalhe importante para efeitos terapêuticos e preventivos é a dose diária, estabelecida pela Comissão Tecnocientífica de Assessoramento em Alimentos Funcionais e Novos Alimentos: 109 Unidades Formadoras de Colônia (UFC).
DISBIOSE INTESTINAL15/Fev/201615/02/16há 5 anos Segunda-feira, 15 de Fevereiro de 201615/02/2016A flora intestinal saudável mantém o equilíbrio entre bactérias boas e ruins. No entanto, algumas situações comuns da vida moderna podem interferir nessa harmonia. Má alimentação, sedentarismo e consumo de bebida alcoólica são alguns dos fatores que podem desequilibrar a flora intestinal. A esse desequilíbrio dá-se o nome de......
SUPLEMENTAÇÃO VITAMÍNICA PARA PACIENTE BARIÁTRICO18/Dez/201518/12/15há 5 anos Sexta-feira, 18 de Dezembro de 201518/12/2015Por que usar suplemento vitamínico de absorção oral? Manter o tratamento do paciente com qualquer suplemento vitamínico pode ser difícil. A deficiência nutricional, como resultado de uma cirurgia......
TERAPIA NUTRICIONAL EM ONCOLOGIA31/Dez/201531/12/15há 5 anos Quinta-feira, 31 de Dezembro de 201531/12/2015A prevalência de desnutrição em indivíduos com câncer é muito alta, uma vez que diversos fatores estão envolvidos em sua etiologia, particularmente os relacionados com a doença (redução do......