Segundo as Diretrizes Mundiais da Organização Mundial de Gastroenterologia (WGO, 2011), probióticos são microrganismos vivos que quando consumidos em quantidades suficientes, devem produzir efeitos benéficos à saúde e ao bem estar do ser humano; além dos efeitos nutricionais habituais que beneficiam o hospedeiro por meio da melhoria no equilíbrio da microbiota intestinal.
A influência benéfica dos probióticos sobre a microbiota intestinal se deve ao aumento da resistência contra patógenos, reforçando os mecanismos naturais de defesa.
A microbiota intestinal saudável é definida como aquela que conserva e promove o bem-estar e a ausência de doenças, especialmente, do trato gastrointestinal. Ela forma uma barreira contra os microrganismos invasores, potencializando os mecanismos de defesa do hospedeiro contra os patógenos, melhorando a imunidade intestinal.
Existem ainda outras funções metabólicas e nutricionais, incluindo: a formação de vários nutrientes que são disponíveis para a absorção, contribuindo assim para o suprimento de vitaminas como a vitamina K, B12, tiamina e riboflavina.
Para ser considerado um probiótico, o produto deve conter as seguintes características: 1. Ser de natureza humana. 2. Ser eficaz e seguro. 3. Ser resistente ao ácido e à bile. 4. Aderir ao epitélio intestinal para uma maior interação com o sistema imunológico. 5. Ter potencial para colonizar o trato gastrointestinal. 6. Exercer atividade nutricional a aintimicrobiana.
Outro detalhe importante para efeitos terapêuticos e preventivos é a dose diária, estabelecida pela Comissão Tecnocientífica de Assessoramento em Alimentos Funcionais e Novos Alimentos: 109 Unidades Formadoras de Colônia (UFC).
39652810/Jul/202010/07/20há 6 meses Sexta-feira, 10 de Julho de 202010/07/2020Disfagia é a dificuldade de deglutir alimentos, líquidos e até saliva, o que muitas vezes pode levar a desnutrição. Ela pode ser decorrente de: AVC, Esclerose Múltipla, paralisia cerebral, parkson, ELA, tumores de sistema nervoso central, dentre outros. O objetivo do tratamento é evitar a brocoaspiração e a desnutrição. É......
AQUELE DESCONFORTO CHAMADO DIARREIA29/Mar/201929/03/19há 1 ano e 9 meses Sexta-feira, 29 de Março de 201929/03/2019A sequência de três evacuações ou mais, de fezes líquidas ou semi pastosas, é classificada como diarreia. Durante esse processo o organismo perde muitos eletrólitos (pincipalmente sódio e potássio)......
Nutrição Enteral: 7 cuidados essenciais na hora de administrar a dieta10/Mar/201710/03/17há 3 anos Sexta-feira, 10 de Março de 201710/03/2017A Terapia Nutricional Enteral é uma importante aliada para assegurar uma resposta adequada ao paciente que não consegue ingerir a quantidade de nutrientes necessária para alcançar suas necessidades nutricionais. Trata-se de um......