O IMPACTO DA PERDA DE MASSA MUSCULAR ESQUELÉTICA NO TRATAMENTO ONCOLÓGICO
Há mais de 30 anos, a perda de peso, não intencional, superior a 5% do peso corporal total, tem significado clínico em doentes com câncer. Ela está associada a maior taxa de toxidade ao tratamento quimioterápico. Atualmente vivenciamos verdadeira epidemia de sobrepeso e obesidade. A partir deste novo cenário ficou mais difícil para profissionais da saúde compreender e definir o real significado da perda de peso, especialmente em indivíduos que continuam obesos ou com sobrepeso após a perda de peso significativa.
A quantidade de massa muscular de uma pessoa resulta da conjunção de vários fatores que incluem idade, sexo e prática de atividade física. Doenças crônicas degenerativas e principalmente câncer tem depleção de massa muscular com consequências graves na sua evolução e sobrevida. A perda de massa muscular corporal ocorre com a progressão do câncer e pode ser exacerbada por algumas drogas.
Para evitar as consequências adversas da perda de peso em oncologia recomenda-se o uso de intervenção nutricional precoce e apropriada. Por meio da terapia nutricional pretende-se aumentar a ingestão energética e proteica, e com isso estabilizar o peso, melhorar a composição corporal e qualidade de vida. Para tanto uma importante e inicial estratégia no atendimento nutricional é o aconselhamento nutricional individualizado associado ao uso de complemento alimentar oral hiperproteico.
A quantidade de massa muscular sofre com a progressão da doença oncológica e medicamentos utilizados no seu tratamento. Diferentes proporções dos compartimentos corporais de massa muscular e de gordura afetam o metabolismo de drogas quimioterápicas, seus efeitos adversos e enfim, a resposta clínica.
A medida de massa muscular esquelética e, principalmente, a indicação de aconselhamento nutricional precoce e individualizado, com prescrição de dieta hiperproteica, associado ao tratamento multimodal, podem contribuir para reduzir toxidade medicamentosa e aumentar a sobrevida.
REFRESCO DE UVA E ABACAXI25/Jun/201825/06/18há 2 anos Segunda-feira, 25 de Junho de 201825/06/2018Receita com Nutren senior sem saborINGREDIENTES • 1 xícara (chá) de suco de uva integral • 1 fatia de abacaxi picado e congelado (cerca de 75g) • Meia colher de sopa de açúcar • 3 colheres (sopa) rasas de Nutren Senior Pó (55g) MODO DE PREPARO Em um liquidificador, bata todos os ingredientes até ficar homogêneo. Sirva a seguir. Rendimento: 1......
Alimentação Enteral: o que é?29/Dez/201529/12/15há 5 anos Terça-feira, 29 de Dezembro de 201529/12/2015Quando a alimentação pela boca é insuficiente ou impossível de ser realizada, suas necessidades nutricionais podem ser satisfeitas através de nutrição enteral. A nutrição enteral é uma......