FALE CONOSCO
49 98875-5236
Central de Atendimento
(49) 3304 4757 . sac@nutrir-sc.com.br
Postado em 29 de Março de 2017 às 09h15

Pós operatório: 5 dicas para recuperação mais rápida

  • Nutrir Nutrição Enteral e Suplementação -

Estudos demonstram que o estado nutricional é um dos fatores independentes que mais influenciam nos resultados pós-operatórios em cirurgias eletivas. A desnutrição é um problema estatisticamente apreciável em pacientes cirúrgicos e predispõe, segundo muitos relatos na literatura, a uma variedade de complicações e a uma maior taxa de mortalidade pós-operatória quando comparada a indivíduos bem nutridos.
Devem ser levados em consideração alguns critérios como avaliação nutricional do paciente no pré-operatório, grau de estresse da cirurgia, região operada e o procedimento cirúrgico realizado.

O principal objetivo da Terapia Nutricional (TN) é garantir a recuperação de tecidos a partir de uma adequada oferta de nutrientes. Em pacientes com câncer de cabeça e pescoço e do tubo digestivo, fórmulas contendo imunonutrientes (arginina, ácidos graxos w-3 e nucleotídeos) devem ser preferidas. Estudos têm demonstrado que suplementação oral com imunonutrientes diminuem complicações infecciosas e reduzem internação em pacientes com neoplasias digestivas. Após a cirurgia o corpo passa por um processo de estresse metabólico e um dos fatores que comprometem o quadro de cicatrização e recuperação do paciente é o estado nutricional. A deficiência de um único nutriente pode prejudicar todo o processo de reparação tecidual.

Pontos importantes a serem considerados na TN Pós-operatória: 

  1. Atenção especial ao estado nutricional dos pacientes oncológicos. Pacientes oncológicos em risco de desnutrição ou risco nutricional, devem receber um suporte para que as necessidades nutricionais atinjam 75% do recomendado, podendo utilizar suplemento oral para alcançar à meta. 
  2. Alimentos que otimizam a cicatrização. Dieta hiperproteica, alimentos ricos em vitamina C, ferro e antioxidantes melhoram a cicatrização da cirurgia: alimentos que vão ajudar a cicatrização são aqueles que promovem a produção de colágeno, substância fundamental para a cicatrização, como as proteínas (carnes magras, suplementos proteicos a base de proteína do soro do leite), alimentos ricos em ferro (carnes magras, gema de ovos, vegetais verdes escuros), alimentos ricos em vitamina C (frutas cítricas).
  3. Evite alimentos inflamatórios. Alimentos como açúcar, farinha de trigo, ricos em gordura saturada e que possam causar constipação, como alimentos processados, trigo, açúcares em geral devem ser evitados.
  4. Imunonutrição auxilia a recuperação no pós operatório. Vários estudos demonstram que é possível verificar o benefício do uso da dieta imunomoduladora em pacientes oncológicos submetidos ao tratamento no pré-operatório de cirurgias de grande porte, diminuindo complicações sépticas e inflamatórias no período pós-operatório. O uso de suplementos alimentares ricos em arginina, ácidos graxos w-3 e nucleotídeos promovem a imunonutrição.
  5. Acompanhamento nutricional. A Terapia Nutricional no período pós-operatório de pacientes submetidos à cirurgia, dieta hipercalórica e suplementação, ajudam a manter bons índices do estado nutricional e otimizar a recuperação. O acompanhamento de um profissional nutricionista é imprescindível nos casos de cirurgias mais complexas.


A atenção nutricional do paciente cirúrgico eletivo deve se iniciar no período pré-operatório. Uma triagem e avaliação nutricional pode seguramente identificar o comprometimento do estado nutricional e indicar a necessidade de intervenção pré-operatória para que a recuperação posterior seja beneficiada.

Conheça nossa linha de produtos para favorecer a cicatrização cirúrgica. Acesse www.nutrir-sc.com.br

Veja também

SOPA CREMOSA DE FEIJÃO E COUVE23/05/18Receita com Nutren senior sem sabor INGREDIENTES • Meia colher (sopa) de azeite • 1 dente de alho picado • 1 colher (sopa) de cebola picada • Meia colher (sopa) de pimentão vermelho picado • 1 xícara (chá) de feijão carioca cozido • Meia colher (chá) de sal • 1 pitada de louro em pó • 1 colher (sopa) de salsa picada • 1 colher (sopa) de cebolinha......
NUTREN ACTIVE21/06/16 NUTREN® Active é complemento alimentar da Nestlé para quem necessita de um complemento da nutrição diária ou se preocupa com uma alimentação equilibrada. Características nutricionais 25......
SOPA DE CREME DE BRÓCOLIS COM FRESUBIN 2Kcal17/10/16 Ingredientes: 1 unidade de Fresubin 2Kcal Neutro (200ml) 200g de Brócolis 80ml de caldo de carne 30ml de creme de leite 30g de amêndoas fatiadas Sal, pimenta e alho à gosto Modo de......

Voltar para BLOG