FALE CONOSCO
49 99122.9001
Central de Atendimento
(49) 3304 4757 . sac@nutrir-sc.com.br
Postado em 19 de Dezembro de 2016 às 10h45

SÍNDROME DE DUMPING

SAÚDE (57)
  • Nutrir Nutrição Enteral e Suplementação -

Após a cirurgia bariátrica, a escolha alimentar é essencial para que o paciente emagreça de forma saudável, com perda de gordura corporal e com ganho de massa muscular. Alimentos ricos em proteínas, suplemento proteico e atividade física irão auxiliar nesse emagrecimento.

Muitos pacientes têm dificuldades nas modificações de hábitos alimentares, e optam pela ingestão de carboidratos, principalmente os simples, e, devido a isso, a Síndrome de Dumping pode ocorrer após a cirurgia.

A síndrome, ou esvaziamento rápido, é causada pela passagem ligeira de gorduras e açúcares para o intestino, que ocorrem pelas mudanças no trânsito alimentar após a cirurgia bariátrica. Essa concentração repentina de açúcares e gorduras faz com que o intestino absorva água do organismo para diluí-los, podendo causar sintomas como náuseas, fraqueza, suor intenso, diarréia, sensação de sonolência e desmaio.

Para evitar a Síndrome de Dumping é extremamente recomendado uma dieta que evite o consumo de carboidratos simples, como farinhas brancas, geleias, arroz branco, macarrão, refrigerantes e açúcares (balas, doces, etc.).

Se essa complicação for frequente no pós-operatório da cirurgia bariátrica, o paciente deverá prestar atenção na rotina alimentar. A Síndrome de Dumping é um risco para a saúde e pode se tornar um indicativo aos pacientes que não estão seguindo as orientações recomendadas de mudanças e escolhas alimentares. Devido a isso, o paciente deve ser bem orientado pela equipe multidisciplinar, tanto no pré quanto no pós-operatório, para entender as modificações nos hábitos alimentares e estilo de vida, conseguindo aderir ao tratamento de forma correta.

Quando essa complicação ocorrer, o paciente deve procurar imediatamente sua equipe multidisciplinar para evitar esse desconforto.

Fonte:  Prodiet Nutrição Clínica
 

Veja também

DEFICIÊNCIAS NUTRICIONAIS NA DOENÇA CELÍACA05/08/16 A doença celíaca (DC), enfermidade imunomediada e permanente ao glúten, é caracterizada por inflamação crônica da mucosa e submucosa do intestino delgado, ocasionando atrofia total ou subtotal das vilosidades intestinais e, consequentemente, má absorção de nutrientes. Níveis reduzidos de vitaminas e minerais são comuns na DC,......
SÍNDROME DO INTESTINO CURTO28/03/19 A Síndrome do Intestino curto é uma desordem causadora de má absorção, decorrente da remoção de uma grande parte do intestino delgado. Esse procedimento cirúrgico geralmente ocorre devido a doença......
NUTRIÇÃO NA DOENÇA DE CROHN01/02/19 A doença de Crohn é uma patologia crônica, com característica inflamatória, que pode atingir qualquer parte de trato gastrointestinal, provocando principalmente dor abdominal, quadros diarreicos, porém, ocasionalmente......

Voltar para BLOG