FALE CONOSCO
49 99122.9001
Central de Atendimento
(49) 3304 4757 . sac@nutrir-sc.com.br
Postado em 19 de Dezembro de 2016 às 10h45

SÍNDROME DE DUMPING

SAÚDE (62)
  • Nutrir Nutrição Enteral e Suplementação -

Após a cirurgia bariátrica, a escolha alimentar é essencial para que o paciente emagreça de forma saudável, com perda de gordura corporal e com ganho de massa muscular. Alimentos ricos em proteínas, suplemento proteico e atividade física irão auxiliar nesse emagrecimento.

Muitos pacientes têm dificuldades nas modificações de hábitos alimentares, e optam pela ingestão de carboidratos, principalmente os simples, e, devido a isso, a Síndrome de Dumping pode ocorrer após a cirurgia.

A síndrome, ou esvaziamento rápido, é causada pela passagem ligeira de gorduras e açúcares para o intestino, que ocorrem pelas mudanças no trânsito alimentar após a cirurgia bariátrica. Essa concentração repentina de açúcares e gorduras faz com que o intestino absorva água do organismo para diluí-los, podendo causar sintomas como náuseas, fraqueza, suor intenso, diarréia, sensação de sonolência e desmaio.

Para evitar a Síndrome de Dumping é extremamente recomendado uma dieta que evite o consumo de carboidratos simples, como farinhas brancas, geleias, arroz branco, macarrão, refrigerantes e açúcares (balas, doces, etc.).

Se essa complicação for frequente no pós-operatório da cirurgia bariátrica, o paciente deverá prestar atenção na rotina alimentar. A Síndrome de Dumping é um risco para a saúde e pode se tornar um indicativo aos pacientes que não estão seguindo as orientações recomendadas de mudanças e escolhas alimentares. Devido a isso, o paciente deve ser bem orientado pela equipe multidisciplinar, tanto no pré quanto no pós-operatório, para entender as modificações nos hábitos alimentares e estilo de vida, conseguindo aderir ao tratamento de forma correta.

Quando essa complicação ocorrer, o paciente deve procurar imediatamente sua equipe multidisciplinar para evitar esse desconforto.

Fonte:  Prodiet Nutrição Clínica
 

Veja também

DESNUTRIÇÃO EM IDOSOS31/12/15 A desnutrição é o déficit persistente ou má absorção de um ou vários nutrientes importantes, que normalmente são adquiridos por meio de uma dieta adequada. Alguns aspectos do envelhecimento são difíceis de controlar, porém, a ingestão nutricional adequada é mais fácil de ser tratada. A boa nutrição......
A IMPORTÂNCIA DO ESTADO NUTRICIONAL PARA A SUA CIRURGIA22/03/18 O estado nutricional está diretamento relacionado ao estado imunológico, podendo interferir tanto de forma positiva quanto negativa no resultado da sua cirurgia. Realizar um preparo imunológico antes da cirurgia, consumindo......

Voltar para BLOG