Tratamento do câncer: como evitar a diarreia e a desidratação
O tratamento do câncer tem por finalidade a cura ou alívio dos sintomas da doença. Alguns desses tratamentos como, quimioterapia, cirúrgicos e radioterápicos podem provocar efeitos colaterais.
Alguns pacientes poderão apresentar efeitos mais severos, outros mais leves ou mesmo não apresentar qualquer efeito colateral.
DIARREIA
Um dos efeitos colaterais frequentes é a diarreia (eliminação frequente das fezes, que podem ter características semi-sólidas ou líquidas). No primeiro momento caracteriza-se o aumento da frequência das evacuações, mas sem diarreia.
A diarreia pode ser classificada nas seguintes fases:
• Fase 1: É um aumento de menos de quatro fezes por dia. • Fase 2: É um aumento de quatro a seis evacuações por dia. • Fase 3: Representa um aumento de mais de sete evacuações por dia, ou incontinência, e implica na necessidade de tratamento para a desidratação.
1. Tratamento da diarreia aguda; 2. Reversão da diarreia; 3. Prevenção da diarreia secundária ao tratamento quimioterápico e radioterápico.
O desequilíbrio bacteriano pode agravar a diarreia, por isso é importante consumir alimentos com probióticos e prebióticos, pois seus benefícios ao organismo se esgotam no prazo de até três dias. Ou seja, o uso precisa ser contínuo para que haja benefício real.
Uma boa forma de aumentar a concentração dessas bactérias é por meio de alimentos prebióticos, com fibras alimentares especiais que estimulam de forma seletiva o crescimento das bactérias do bem no intestino.
Atualmente, existem também formas de complementar essa ingestão por meio de comprimidos, capsulas e sachês, que são igualmente eficazes e na quantidade adequada para promover tais benefícios (conforme recomendado pela ANVISA, de forma a garantir que quantidades suficientes das bactérias cheguem vivas ao intestino).
Prevenir ou tratar a diarreia precocemente evita a desidratação ou o desenvolvimento de outros problemas.
A desidratação, por sua vez ocorre por um desequilíbrio entre a quantidade de líquidos que ingerimos e que perdemos. Diariamente, eliminamos líquidos para realizar funções como respiração, urina e suor. Quando essa perda de líquido é maior, como quando apresentamos diarreia, devemos aumentar a ingestão de água.
Dicas:
• Alimente-se várias vezes ao dia, 5 ou 6 vezes, com refeições pequenas. • Hidrate-se, a perda de líquidos, durante a diarreia, deve ser reposta. • Beba lentamente, de forma constante, evitando líquidos muito frios ou muito quentes.
O nutricionista poderá auxiliar de forma individualizada cada caso, ajustando as necessidades nutricionais e alterando o consumo de líquidos e demais alimentos para minimizar os danos decorrentes da diarreia e desidratação.
Aspiração pulmonar: quais os perigos e como evitá-la05/Abr/201705/04/17há 3 anos Quarta-feira, 05 de Abril de 201705/04/2017A disfagia é um sintoma de uma doença e tem como característica a dificuldade para deglutir alimentos sólidos e líquidos. Desordens neurológicas, ou seja, lesões que afetam o sistema nervoso comprometendo a coordenação da deglutição podem fazer com o que os líquidos ou alimentos ingeridos sejam aspirados para o pulmão.......
IMPORTÂNCIA DA TERAPIA NUTRICIONAL À DOMICILIO20/Set/201620/09/16há 4 anos Terça-feira, 20 de Setembro de 201620/09/2016Evidências mostram que a desnutrição energética protéica, principalmente quando relacionada à doença, leva ao aumento da morbimortalidade. E um dos impactos desfavoráveis refere – se ao......
VOCÊ SABE COMO FUNCIONA SEU SISTEMA IMUNE?22/Abr/202022/04/20há 8 meses Quarta-feira, 22 de Abril de 202022/04/2020O sistema imune ou imunológico é responsável por proteger o organismo contra qualquer tipo de microrganismo patogênico. Quando um microrganismo invade o organismo humano, o sistema imunológico é capaz de identificar......