FALE CONOSCO
49 99122.9001
Central de Atendimento
(49) 3304 4757 . sac@nutrir-sc.com.br
Postado em 22 de Abril às 15h15

VOCÊ SABE COMO FUNCIONA SEU SISTEMA IMUNE?

SAÚDE (60)
  • Nutrir Nutrição Enteral e Suplementação -

O sistema imune ou imunológico é responsável por proteger o organismo contra qualquer tipo de microrganismo patogênico. Quando um microrganismo invade o organismo humano, o sistema imunológico é capaz de identificar esse patógeno e ativar mecanismos de defesa que irão combater o invasor (vírus, bactérias, fungos).

Para defender o organismo contra esses invasores, o sistema imunológico deve ter a capacidade de distinguir entre: o que pertence ao organismo e o que não pertence.

O sistema imunológico tem duas defesas principais: a resposta imune inata ou natural, que compões a primeira linha de defesa, e a resposta imune adaptativa ou adquirida, essa defesa é mais específica, sendo ativada quando a primeira resposta não é o suficiente.

Primeira defesa: Inata ou natural
Essa primeira defesa está presente indivíduo, desde o seu nascimento, é caracterizada pela rapidez e pouca especificidade. É composta pelas barreiras físicas (como: pelos, pele, muco), fisiológicas (como: temperatura corporal, ácido estomacal), celulares (linfócitos, macrófagos e neutrófilos).

Segunda defesa: Adaptativa ou adquirida
Essa segunda linha de defesa é mais específica, caracterizada por criar células de memória após defender o organismo, é mediante a essa memória que infecções pelo mesmo microrganismo são evitadas. Pode ser classificada em imunidade humoral (resposta através de anticorpos produzidos pelos linfócitos T do tipo B) e imunidade celular (resposta através de anticorpos produzidos pelos linfócitos T que promove a destruição do microrganismo ou a morte das células infectadas), também pode ser classificada em ativa(adquirida por meio da vacinação) ou passiva (quando provêm de outra pessoa, como por exemplo por meio do aleitamento, em que anticorpos podem ser transmitidos da mãe para o bebê).

Os distúrbios do sistema imunológico podem ocorrer quando: o organismo gera uma resposta imunológica contra si mesmo, como uma doença autoimune, também, quando esse não consegue gerar respostas imunológicas apropriadas contra os microrganismos que o invadem, como uma doença decorrente de imunodeficiência, ou quando o corpo gera uma resposta imunológica excessiva a antígenos muitas vezes inofensivos e prejudica tecidos normais, como uma reação alérgica.

Precisando fortalecer o sistema imunológico? Acesse https://www.nutrir-sc.com.br/_loja_/p/322319/defense-

Veja também

O BENEFÍCIO DO PROBIÓTICO22/11/16 Segundo as Diretrizes Mundiais da Organização Mundial de Gastroenterologia (WGO, 2011), probióticos são microrganismos vivos que quando consumidos em quantidades suficientes, devem produzir efeitos benéficos à saúde e ao bem estar do ser humano; além dos efeitos nutricionais habituais que beneficiam o hospedeiro por meio da melhoria no equilíbrio da......
A IMPORTÂNCIA DA NUTRIÇÃO NA CICATRIZAÇÃO DE FERIDAS20/09/19 A nutrição é essencial para a vida. Todas as funções vitais, assim como o crescimento e o desenvolvimento intelectual, dependem de aporte adequado de nutrientes. O papel da nutrição é ainda mais......
NUTRIÇÃO ONCOLÓGICA NA INFÂNCIA23/01/18 As necessidades nutricionais na infância variam de acordo com idade, sexo, peso e estatura, e devem auxiliar positivamente no crescimento e desenvolvimento adequados e a manutenção de um bom estado de saúde. O câncer traz......

Voltar para BLOG